sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Direitos Civis para os Negros nos EUA

O movimento para a conquista dos Direitos Civis no mundo começa em 1954 e termina por volta de 1980. O mundo passava por uma fase de grandes conquistas onde se aboliu o apartheid, se liberaram as colônias e etc. Para os EUA o movimento dos Direitos Civis para os negros começa em janeiro de 1863, com Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln, que dá aos negros sua liberdade.
No entanto, o país após a guerra sofreu um grande período de adaptação, já que, os negros foram libertos sem nenhum plano de reinserção pelo estado, e assim sofreram uma grande onda de preconceito motivado por grupos preconceituosos de brancos (dentre eles o mais conhecido era o Ku Klux Kan). Esta organização tinha como objetivo acabar com os direitos da “Peste”, não permitindo que os negros votassem dentre outras coisas.
Entre 1955 e 1968, ocorreram algumas reformas que permitiram com os negros finalmente conseguissem abolir a discriminação e a secreção racial no país. Isto ocorre devido um grande líder do movimento negro chamado Martin Luther King, ele uniu os negros numa potencia que pode lutar organizadamente através de uma política de campanha não violenta. Em 1956, houve um boicote incitado por Martin nas linhas de ônibus devido a um incidente sofrido por uma cidadã negra que ignorou as regras de segregação racial na cidade de Montgomery, Alabama. Após este incidente este grande homem cresceu como uma grande figura política do movimento negro e, quando fez seu discurso, em 1963 no aniversario centenário da abolição da escravatura, que posteriormente seria conhecido pelo mundo inteiro como o mais importante marco na concessão de direitos aos negros nos EUA.
Em 1964, o discurso rende a Martin Luther King o prêmio Nobel da paz, no entanto, ele é assassinado em 1968 desencadeando uma série de movimentos armados, e grandes conflitos devido à revolta da população negra. Dentre os outros grupos de ativismo negro se encontrava Malcolm X chefe da Nação do Islã. Esta determinada vertente do movimento negro acreditava na violência caso os meios legais não cooperassem com a abertura dos direitos dos negros. Este movimento posteriormente, se transformara num partido político, de cunho também violento, denominado os Panteras Negras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário