quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gordon Allport e “A Natureza Do Preconceito”

Focalizando no nosso tema ‘Preconceito’, e fazendo ainda uma ponte com a ascensão da Psicologia Social, podemos citar um nome que foi de extrema importância nesses dois âmbitos: Gordon Allport foi um psicólogo social que além de estudos relacionados à personalidade, fez um excelente trabalho voltado para o preconceito em sua obra “A Natureza do preconceito”.
Allport define preconceito como sendo uma atitude negativa em relação a uma pessoa, baseada na crença de que ela tem as características negativas atribuídas a um determinado grupo. Tal atitude é formada por dois componentes: um componente cognitivo, que seria a generalização categorial; e um disposicional, que ele define como a hostilidade, que influenciava fortemente comportamentos discriminatórios.
Ele ainda afirma que o pré-julgamento e as suas origens são capacidades normais da mente humana, esse tipo de situações serão constantes e casuais no dia-a-dia de qualquer indivíduo, e apesar de ocorrer de fato de uma maneira geral, não é norteada apenas pelas possibilidades cognitivas, mas à construção de um sistema baseado em valores pessoais.
Allport deixou como contribuição para a Psicologia Social uma escala (“A Escala de Preconceito e Discriminação de Allport”) que é um método para medir o preconceito em uma sociedade e foi dividida em cinco níveis:
O primeiro nível é denominado “Antilocução” e acontece quando um grupo majoritário faz piadas abertamente sobre um grupo minoritário. Essas atitudes estão relacionadas a esteriótipos negativos e imagens negativas e podem ser chamadas também como incitamento ao ódio. Geralemente, essa atiutudes são vistas como “inofensivas”, e apesar da Antilocução por si mesmo não ser danosa, ela abre espaço pra uma série de atitudes danosas de preconceito.
O segundo nível é denominado “Esquiva” e acontece quando o grupo majoritário evita o contato com o grupo minoritário, e traz um sentimento de isolamento e mal estar para quem não pertence ao grupo “mais aceito”.
O terceiro nível é denominado “Discriminação”, acontece quando o grupo majoritário tenta ativamente prejudicar o minoritário, nega-lhe oportunidades e serviços e ainda impede os demais de atingir os seus objetivos.
O quarto nível é o “Ataque Físico” , o grupo majoritário vandaliza bens, propriedades, e ocorrem ainda ataques físicos violentos contra o grupo minoritário.
O quinto e último nível, é chamado de “Extermínio”, e acontece de fato um extermínio e linchamento, o grupo majoritário tenta liquidar todo um grupo de pessoas.

Fonte:Linda L. Davidoff,Makron books do Brasil Editora Ltda.,Editora McGraw-Hill Ltda.,São Paulo,1983

Psicologias, uma introdução ao estudo da psicologia, Ana Bock, Odair furtado ,Maria de Lourdes Trassi Teixeira, são paulo 13. ed saraiva, 2002
http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/11112009-012704continssantana.pdf

Introdução a psicologia geral. David Myers 5° edição Editora L.T.C
1999 Rio de janeiro

Genética Humana problemas e abordagens F. vogel A.G Motulsky 3° ediçao
Guanabara Koogan S.A rio de janeiro/ 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário